segunda-feira, 22 de setembro de 2008

The start



Todo começo tem que ser especial, com um blog não pode ser diferente. E o momento não poderia ser melhor, um momento de novas possibilidades! Num contexto de mudanças começarei trazendo um texto de viagen(S), sim pois existem muitas viagens e muitas formas diferentes delas ocorrerem. Intimamente esse é aspecto que quero compartilhar com as pessoas que acessam esse blog. Trago um trecho do Livro de Mirdad para ilustrar as sensações que me preenchem:





Um homem resolve subir o Pico do Altar pela Escarpa Rochosa, com apenas 7 pães. A montanha era realmente muito dificl de subir, chegando num certo ponto uma cabra come um dos pães do viajante, logo aparece o pastor que dá os outros 6 pães a cabra. Entre a cólera e o espantando o viajante conversa com o pastor:





“Agora que acabaste de dar às tuas cabras o pão de um
homem faminto, não lhe vais dar um pouco de leite?”
“O leite de minhas cabras é veneno para os tolos e não
quero que nenhuma delas seja culpada da morte de
alguém, nem mesmo de um tolo.”
“Mas por que sou tolo?”
“Porque trazes sete pães para uma viagem que dura sete
vidas.”
“Deveria então ter trazido sete mil?”
“Nem um só.”
“O que me aconselhas, então, é encetar essa longa viagem
inteiramente sem provisões?”
“O caminho que não oferece provisões ao viandante não
merece a confiança deste.”
“Desejarias então que eu comesse pedras e bebesse o meu
suor?”
“A tua própria carne te bastará como pão, e o teu próprio
sangue te bastará como água. É esta a solução.”
“Levas muito longe o teu escárnio. Não posso, porém,
retribuí-lo. Aquele que come do meu pão, torna-se meu
irmão, ainda que me deixe faminto. O dia está fugindo por
trás da montanha e preciso recomeçar a minha marcha.
Queres informar-me se ainda estou muito longe de cume?”
“Estás muito perto do Esquecimento.”

O LIVRO DE MIRDAD: Um Farol e um Refúgio - Mikhail Naimy (p.13)

6 comentários:

Unknown disse...

Eis que um pequeno vulto espreita o local...

Unknown disse...

e outro desperta-se no local.

Vinícius Rossetto disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Vinícius Rossetto disse...

Enquanto isso um terceiro se aproxima, com sua luz ofuscando a percepção do real e do abstrato, do confuso, perdido entre a matéria e o sonhar!

Yuri Peixoto disse...

...e um bardo adentra a Rua dos Sonhos... observa a aglomeração de sombras amigas, e oferece um cântico... ao Sonho, à Sonhadora... e à onipresente Lua...

David "Khalmmyr" Lucas disse...

HÁ...SÓ ESCRITORES PRESENTES HEIN!...VAMO VER! VAMOS SENTIR E LER!

NA RUA DOS SONHOS ENCONTRAMOS O INESPERADO... NA RUA DOS SONHOS TEMOS NOSSA UTOPIA REALIZADA!